Uso de Dados e IA para inovação cívica
Nesta palestra exploraremos como tecnologias de dados e inteligência artificial podem transformar a participação social e a transparência governamental.
Discutiremos casos de sucesso, como a Operação Serenata de Amor, Projeto Querido Diário, e a plataforma Brasil.IO, além de projetos inovadores da ONG Nossas e do governo federal. A apresentação abordará como essas ferramentas têm sido usadas para monitorar gastos públicos, promover a transparência e engajar a população em iniciativas cívicas. Venha descobrir como a tecnologia está moldando o futuro da democracia e aprenda a aplicar esses conceitos em sua comunidade.
Minha apresentação, "Uso de Dados e IA para Inovação Cívica", mergulha em como tecnologias podem ser utilizadas para fortalecer a democracia e aumentar a participação digital. Vou abordar referências importantes, como a Operação Serenata de Amor, que usa modelos de IA para monitorar despesas parlamentares; o projeto Querido Diário, que automatiza a coleta de informações de diários oficiais por meio de raspadores e indexa milhões de páginas de texto em um buscador; e Brasil.IO, que facilita o acesso a dados públicos de diversas fontes por meio de uma engenharia de dados open source. Além dessas referências, apresentarei projetos desenvolvidos pela ONG Nossas, onde trabalho, que utilizam dados para engajar cidadãos.
Meu interesse por essa área surgiu da combinação de minha paixão por tecnologia e meu desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e participativa. Ver como a tecnologia pode efetivamente empoderar cidadãos e transformar realidades me motiva a continuar explorando e implementando essas soluções.